quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Mundial de Judo 2007 - Ippon e Yuko com eles!!!












Começa hoje, dia 13 de Setembro, o mundial de judo, que se vai realizar no Brasil, na bela cidade do Rio de Janeiro. Esta arte marcial, que nasceu no século XIX, tem como principais objectivos o fortalecimento do físico, da mente e do espírito e é a fusão de várias artes marciais com o jujitsu.
Desde 1964 que é uma modalidade olímpica, com Portugal, nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, a conseguir arrebatar uma medalha de bronze, conquistada pelo judoca Nuno Delgado, na altura um feito que levou o judo para as primeiras páginas dos jornais. Mas já antes disso as conquistas dos desportistas portugueses nesta arte eram enormes, conseguindo títulos e excelentes classificaçãos nos Mundiais e Europeus. E a comitiva portuguesa, que partiu no passado sábado, leva as bagagens carregadas de sonhos e grandes expectativas, especialmente na judoca Telma Monteiro, bi-campeã europeia e líder do ranking mundial. Mas a tarefa não vai ser fácil, num mundial que conta com a presença de 700 judocas de 140 países e onde todos irão lutar para conquistar um lugar em Beijing 2008. Esperemos que a sorte acompanhe os desportistas lusos e que o tatami esteja abençoado para muitos momentos de glória.

Aqui fica a convocatória da selecção nacional:
Ana Hormigo, - 48 kg, Telma Monteiro, - 52 kg, Joana Ramos, - 57 kg, Ana Cachola, - 70 kg e Yahima Ramirez, - 78 kg; João Cardoso, - 60 kg, Pedro Dias, - 66 kg, João Pina, - 73 kg e João Neto, - 81 kg.

1 comentário:

Ricky_cord disse...

Embora já esteja mais estudada pelas adversárias, por surgir no Brasil como bi-campeã europeia, acredito que Telma Monteiro tem valor para trazer uma medalha. Quanto ao resto, espera-se alguma boa surpresa.