domingo, 16 de setembro de 2007

Até sempre Colin...

É mais uma notícia triste para o desporto mundial, neste caso o motorizado. O grande campeão de rallys, o escocês Colin Mcrae, morreu ontem devido a um estúpido acidente de helicópetro, onde acabaram por morrer ainda mais três pessoas, uma delas o filho de 5 anos do piloto.
Colin Mcrae foi desde pequeno um ás do volante, seguindo as pisadas do pai, que foi por cinco vezes campeão de rally do Reino Unido. Em 1987 estreou-se no campeonato mundial e em 1991 foi para piloto oficial da Subaru, onde esteve oito anos. Em 1993 venceu pela primeira vez uma etapa do Mundial, conquistando dois anos depois o título da WRC, sendo o mais jovem piloto de sempre a consegui-lo, feito que levou a Rainha Inglesa, Isabel II, a torná-lo membro do Império Britânico. O escocês ainda esteve por três vezes perto de vencer o segundo título, acabando por ficar atrás de Tommi Mäkinen em 97 e 98 e de Richard Burns, em 2001. Acabou por abandonar o WRC em 2004, mas continuou sempre ligado ao desporto motorizado, através de participações nas 24 horas de Le Mans e no mítico Dakar. Ainda voltou ao campeonato do mundo de rallys no ano passado, na prova da Turquia, para substituir o "lesionado " Loeb, mas acabou por não conseguir um grande resultado, devido a um problema no alternador.
Fora do desporto, Colin Mcrae ficou mundialmente conhecido devido a um jogo de computador com o mesmo nome e que ano após ano continua a ter um enorme sucesso. Outro dos projectos do piloto escocês passava pela construção de um automóvel, que esperava testar no Outono.
Foi sem dúvida uma notícia trágica para os amantes do WRC, no qual me íncluo, um desporto espectacular e que ficou muito mais pobre devido à morte de um dos seus históricos pilotos, que encantou o nosso país em 1998 e 1999, onde venceu de forma categórica.

1 comentário:

Ricky_cord disse...

Mais um grande desportista que se foi... Ainda me lembro de jogar muito Sega Rallye com os "seus" carros.